Ligue pra gente!
3066-2600

5 riscos trazidos pelos óculos de camelô

Nenhum Comentário 1331 Visualizações2


Foto de mulher pegando em óculos ilustra post sobre 5 riscos trazidos pelos óculos de camelô, do blog da Policlínica do Amigo

Se você ainda não comprou, com certeza já viu vendendo. Hoje, óculos de sol e de grau podem ser encontrados não apenas nas óticas especializadas, como também nos camelôs a preços menores.  Mas o que, de início, pode parecer um bom negócio, nem sempre é. Os especialistas apontam que os óculos falsificados podem prejudicar a visão e até atrasar o diagnóstico de doenças importantes.

Por isso elaboramos uma lista com 5 riscos trazidos pelos óculos de camelô para que você avalie melhor da próxima vez que considerar comprar um. Veja abaixo!

1) Feridas e irritações

Diferente da experiência que passamos na ótica, quando o funcionário testa cada óculos de acordo com o nosso rosto e o formato dele, ao comprar um óculos no camelô podemos prejudicar não apenas a nossa visão, como também a nossa pele.

Feitos de plástico, os materiais que compõem os óculos falsificados costumam ser de má qualidade, o que pode levar a alergias, irritações e a pequenas feridas nas regiões das orelhas, nariz e testa.

2) Graus diferentes do que dizem ser

Em uma pesquisa feita no Sul, óculos piratas que foram vendidos como grau 2, tinha lentes com grau 2 e com grau 2,37. Parece inofensivo e até “melhor”, você pode pensar, afinal de contas é maior do que o que foi vendido, mas não.

Quando os graus são diferentes do que foi aconselhado e medido pelo oftalmologista em consulta, costumamos ver imagens distorcidas e objetos em lugares que eles não estão, o que pode causar acidentes.

3) Sem proteção UV

Ao utilizarmos óculos escuros, nossa pupila se dilata e, se eles não trazem o filtro com a proteção adequada contra os raios ultravioleta, como a maioria dos óculos de camelô, nossa visão fica ainda mais exposta ao sol.

Os raios UV em contato com os nossos olhos podem levar a dores de cabeça, cansaço excessivo, imagens distorcidas, tontura, irritações, tumores malignos e à degeneração da mácula, região mais sensível da retina, o que pode causar catarata e até a perda da visão.

4) Atrasos nos diagnósticos

Como falamos anteriormente, comprar óculos no comércio informal pode atrasar o diagnóstico de doenças da visão.

Isso faz com que um simples problema de miopia possa avançar para algo pior, como um quadro de glaucoma.

5) Ausência de oftalmologista

Muitas vezes as pessoas quando compram seus óculos no camelô, substituem a ação pela ida ao oftalmologista. Tem gente que nunca compareceu ao especialista, tampouco fez o exame de vista!

O ideal é consultar a saúde dos seus olhos ao menos uma vez por ano com o oftalmologista, comprando seus óculos apenas em óticas de confiança. Caso não tenha uma, peça uma dica ao seu oftalmologista e desconfie sempre de preços muito abaixo do mercado!

Na Policlínica do Amigo, a consulta com um oftalmologista custa apenas R$ 80,00 e você pode agendar aqui pelo site mesmo! Basta clicar aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *