Ligue pra gente!
3066-2600

“Chuvas de verão” podem aumentar a proliferação do mosquito da dengue

Nenhum Comentário 733 Visualizações1


Imagem de água caindo sobre telhado ilustra post sobre Chuvas de verao podem aumentar proliferacao do mosquito da dengue

Você sabia que as chuvas passageiras, também conhecidas como “chuvas de verão”, podem aumentar a proliferação do mosquito da dengue?

Pois é. Todo verão é a mesma coisa: muito calor e chuvas rápidas. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, que não é bobo, aproveita e se  prolifera ainda mais, e as campanhas de combate a ele se intensificam em diversas cidades. Apesar disso, nem todo se conscientiza sobre o problema, que é real e ainda faz uma grande quantidade de vítimas nessa época do ano.

Cuidado redobrado

O motivo, além das altas temperaturas e clima úmido, se justifica também no armazenamento de água dentro de casa. Qualquer pequena quantidade de água pode se tornar um criadouro para o Aedes aegypti, que encontra nesses ambientes uma facilidade ainda maior em depositar e abrir os seus ovos. O cuidado deve ser redobrado!

Mais de duas bilhões de pessoas em áreas de risco

Segundo a Organização Mundial da Saúde, por ano, ocorrem de 50 a 100 milhões de infecções e cerca de 2,5 bilhões de pessoas vivem em áreas com risco de transmissão da doença.

Ocasionada pelo vírus da dengue, ela é transmitida pela picada de um mosquito portador e pode evoluir para um quadro grave se não tratada adequadamente. Seus principais sintomas envolvem febre alta, dores nas articulações, mal-estar, dor de cabeça, náuseas, vômito e fraqueza aguda.

As formas de prevenção

  • Os reservatórios de água, quaisquer que sejam, devem ser mantidos sempre bem tampados e lavados ao menos uma vez por semana. Os lixos, da mesma forma, também bem tampados e fechados em sacos plásticos – não os jogue em terrenos abandonados!
  • Garrafas usadas? Só de cabeça pra baixo ou tampadas.  As calhas devem ser sempre limpas e qualquer índicio de água acumulada deve ser retirado. As vasilhas dos pets devem ser limpadas com água e sabão e a água deve ser trocada ao menos duas vezes ao dia.
  • Nos jardins ou naquele cantinho de planta da sua casa, os pratinhos ou vasos devem ser enchidos com areia e lavados com água e sabão toda semana. Pneus apenas em algum lugar coberto e sem água, é claro. 😉

Parece óbvio, mas não custa reforçar. Ao sinal de qualquer sintoma da dengue, procure um médico imediatamente! 😉

Além da dengue, o verão também é conhecido pela frequência de outras doenças. Confira quais são e como evitá-las!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *