Ligue pra gente!
3066-2600

Como posso higienizar e até quando devo usar minha contenção?

Nenhum Comentário 8990 Visualizações5


Imagem de contenção ilustra post sobre como higienizar e até quando usar a contenção, do blog da Policlinica do Amigo

A maioria das pessoas que usa aparelho fixo deve usar o chamado aparelho de contenção (ou apenas contenção) após o fim do tratamento ortodôntico.

Nessas horas, costumam surgir todos os tipos de dúvida. “Mas o tratamento não já acabou?”, “como posso higienizar?”, “até quando vou ter que ficar com isso?” são algumas das mais frequentes.

Mas não se preocupe! Nem tudo está perdido!

Neste post, a gente resolve essas questões e explica melhor sobre todas elas, da hora de colocar o aparelho fixo até a hora de tirar a contenção.

Como funciona o aparelho fixo

Além de melhorar o nosso sorriso, o aparelho fixo é indicado, a partir do momento que a pessoa já tem a estrutura dentária formada, para melhora do alinhamento dos dentes do paciente ou quando o fechamento de sua boca não está adequado.

Através da força, sua estrutura é feita de forma com que os dentes sejam pressionados e assim se movimentem e se alinhem com o passar do tempo.

Por que se coloca a contenção?

A contenção é uma forma de preservar o trabalho realizado com o aparelho quando o retiramos. Como nosso corpo vive mudando à medida que crescemos, o nosso dente tende também a mudar com ele, podendo se movimentar de novo.

Como com o aparelho, existem dois tipos de contenção: a removível e a fixa. Ambas podem ser utilizadas nas arcadas inferior e superior, podendo também ser retas ou em formato de zig zag.

Formas de limpar

Quando a contenção é removível, ela deve ser retirada na hora de comer, escovar os dentes e praticar atividades físicas. Sua higiene é como com os nossos dentes, com escova e pasta de dente.

A contenção não deve ser colocada em água quente, tampouco ser exposta à luz do sol, pois pode se deformar.

Outra dica é deixá-la sempre dentro da caixinha fornecida pelo dentista. É a melhor maneira de conservação e de evitar que ela se perca.

Até quando devo usar?

Preferencialmente, a contenção fixa deve ser utilizada para o resto da vida, mas somente seu dentista poderá dizer um tempo exato para o seu caso – no mínimo cinco anos.

Já as removíveis são utilizadas 24 horas por dia no primeiro ano e, após ele, apenas para passar a noite. Como com a contenção fixa, cada caso é um caso.

Se você é uma das pessoas que precisa conferir como está ou colocar um aparelho ou contenção, por que não marcar uma consulta com um de nossos ortodontistas? Agende agora mesmo aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *