Ligue pra gente!
3066-2600

O que acontece durante o nosso envelhecimento?

Nenhum Comentário 466 Visualizações1


O que acontece durante o nosso envelhecimento - Policlínica do Amigo

A gente sabe que, quando envelhecemos, algumas coisas já não funcionam tão bem quanto quando somos jovens. Mas afinal, o que acontece durante o nosso envelhecimento realmente? Como o nosso corpo age? Qual efeito o tempo causa às nossas células?

Entenda mais sobre o assunto!

Cada corpo é um corpo

Antes de nos aprofundarmos no tema, é importante ter algo em mente: cada corpo é um corpo. Isso significa dizer que a forma como o seu organismo envelhece é diferente da forma como o organismo da sua mãe, do seu primo ou da sua amiga vai envelhecer.

Existem pessoas que possuem a elasticidade melhor, outras tiveram hábitos mais saudáveis durante a vida, enquanto algumas podem sofrer influência genética – para melhor ou para pior. Isso varia muito. Portanto, comparar e se sentir mal porque sua colega tem a mesma idade e aparenta ser mais nova não é o melhor a se fazer.

Pele é uma das mais mudanças mais perceptíveis

Não tem jeito: apareceu uma ruga, a gente já repara. Isso acontece porque todos os dias nos vemos no espelho e, é claro, sabemos como é ou como já foi o nosso corpo.

A pele, na medida que envelhecemos, vai ficando menos elástica e mais seca, o que faz com que apareçam, de forma natural, mais rugas, linhas de expressão, marcas e etc.

É por isso que os especialistas indicam tanto o uso do protetor solar diariamente. Ele faz com que nossa pele fique protegida dos raios ultravioletas e também mais hidratada. O consumo de gelatina, por exemplo, também ajuda na prevenção do envelhecimento por conter colágeno, o que ajuda na prevenção da flacidez e contribui para a formação das fibras colágenas da pele.

Ossos e músculos menos resistentes

O envelhecimento provoca um desgaste natural de nossos ossos e músculos por dois motivos. O primeiro é que nossa cartilagem perde bastante líquido, ficando mais vulnerável. O segundo, que é o caso dos músculos, diz respeito ao nosso fluxo de sangue, que diminui com o passar do tempo e o impede de chegar aos músculos como quando nosso corpo funciona a pleno vapor.

É a partir daí que surgem problemas como a artrite, por exemplo. Ela nada mais é que o desgaste ou inflamações das articulações. A prática de exercícios físicos pode ajudar a evitar quadros como esse.  

Sistema imunológico também prejudicado

Não é só o físico que sai prejudicado com toda a questão do envelhecimento. Nosso sistema imunológico também fica mais enfraquecido devido à diminuição da produção de anticorpos. Isso quer dizer que, com isso, nosso corpo não responderá de forma tão rápida às ameaças e contra eventuais bactérias e germes os quais podemos entrar em contato.

Nesses casos, uma dieta saudável e rica em vitaminas faz toda a diferença. É importante também manter a higiene pessoal e tomar outros cuidados como estar com a vacinação em dia. Todo ano, a campanha de vacinação contra a gripe vacina os idosos, portanto, tomá-la é imprescindível.

A geriatria é a especialidade médica que trata da prevenção e tratamento de doenças e da incapacidade em pessoas idosas. Marque sua consulta com um de nossos geriatras clicando aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *