O que roer unha pode causar ao meu corpo?

Unhas roídas ilustram post sobre "O que roer unha pode causar no meu corpo?", do blog da Policlínica do Amigo

Parece que não, mas roer unhas, seja por ansiedade, seja por hábito ou qualquer outro motivo, pode fazer mais mal ao nosso corpo do que parece. Dos dentes da boca ao estômago, as unhas podem trazer infecções, desgastes físicos e muito mais. Veja tudo o que roer unha pode causar ao seu corpo lendo o post abaixo!

Nos dentes

Segundo um estudo da Academy of General Dentistry, quem rói unhas corre o risco de fraturar, lascar ou desgastar os dentes da boca, podendo aumentar, ainda, o risco de bruxismo.

O bruxismo ocorre quando rangemos ou apertamos nossos dentes sem intenção – e isso causa dores na face, sensibilidade, dor de cabeça e etc.

Além disso tudo, o hábito faz com que o esmalte de cada um deles vá se desgastando ao longo do tempo, o que interfere não apenas na estética do sorriso, como na sua proteção, com os dentes podendo ficar mais sensíveis.

Nas mãos

Unhas roídas podem causar má impressão e sensação de falta de asseio pessoal. Elas também correm o risco de ficarem deformadas e até destruídas permanentemente.

Fora isso, as mãos podem ter seu uso restringido. Quem nunca passou por uma situação de ter que tirar um adesivo ou desatar um nó do sapato e não conseguir por falta de unha?

No estômago

As unhas acumulam uma porção de germes e bactérias diariamente. Ao roê-las, ainda que a pessoas as cuspa depois, todos esses microorganismos podem ir para o nosso estômago e organismo.

Isso pode gerar de diarréias e intoxicações a problemas mais graves no intestino e no nosso organismo. Logo, mais um problema causado por um hábito até então inocente. Que tal tentar substituir por algo que não faça tão mal à sua saúde? 😉

A colonoscopia é o exame que avalia o interior do cólon e pode identificar problemas no intestino como câncer, úlceras e outros. Agende agora seu exame!