Ligue pra gente!
3066-2600

Os benefícios e malefícios do sol

1 Comentário 1637 Visualizações2


Imagem de sol ilustra post sobre benefícios e malefícios trazidos pelo sol

O verão continua a todo vapor, com recorde de temperaturas e praias lotadas na Grande Vitória. O sol, principal atração da estação, vem brilhando cada vez mais e levando bronzeado e dias ensolarados para os capixabas, trazendo consigo algumas vantagens e também desvantagens. Você sabe quais são elas?

Confira alguns benefícios e malefícios trazidos pelo sol!

Vitamina D

Um dos principais benefícios do sol é a produção de vitamina D. A partir da relação dos raios UVB com a nossa pele, a luz irradiada pelo astro faz com que o nosso organismo produza naturalmente esta vitamina que, além de relacionada diretamente à formação de massa óssea, ajuda ainda no combate à osteoporose.

Interessante, né?

Combate a doenças de pele e psicológicas

Uma exposição saudável à luz do sol, por curtos períodos de tempo, fortalece também o nosso sistema imunológico. Especialistas apontam que o melhor horário é onde a incidência de raios é menor, antes das 10h da manhã e após as 16h.

Além disso, a luminosidade do sol também auxilia no tratamento de doenças de pele como o vitiligo e até no tratamento de doenças voltadas ao lado psicológico, como a depressão.

Isso acontece porque os raios solares reduzem a produção de melatonina, que causa relaxamento e sonolência, e aumentam a produção de serotonina, relacionada ao bom humor e ao bem-estar! 😉

Mas tudo em excesso…

…não faz bem, não é mesmo?

Quando em demasia, a luz solar pode causar queimaduras solares, principalmente nas crianças e em pessoas de pele mais clara.

Outra desvantagem da exposição excessiva ao sol é o aparecimento de feridas e manchas de cor marrom (melasmas), além do envelhecimento precoce, dado pelo aparecimento de rugas e outras manchas.

Fora os perigos de insolação e desidratação que, aliados ao perigo do câncer de pele, tornam o sol um grande inimigo caso você não se cuide. Por isso, lembre-se sempre de utilizar o protetor solar, bonés, chapéus, óculos com proteção UV e guarda-sol para que o seu verão seja o melhor de todos.

Bom verão!

A dermatologia é a especialidade médica que cuida da pele, unhas, cabelo e as mucosas. Marque agora sua consulta com um de nossos dermatologistas em Laranjeiras, Jacaraípe ou Campo Grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *