Ligue pra gente!
3066-2600

Por que agosto agora é Agosto Dourado?

Nenhum Comentário 1072 Visualizações0


Por que agosto agora é agosto dourado?

Junho Vermelho, de estímulo à doação de sangue, Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, Novembro Azul, sobre o valor do exame de próstata… Ufa!

Com o objetivo de conscientizar a população a respeito de alguma doença ou incentivá-la a tomar alguma ação, os meses do nosso calendário acabaram (por uma causa nobre, é claro) virando um verdadeiro arco-íris.

A bola da vez é o mês de agosto, que agora também ganha a cor dourada, até então também pertencente ao mês de setembro junto com a cor amarela. Pela primeira vez esse ano, depois de uma lei publicada em abril, o nome Agosto Dourado vem com tudo defender a importância do aleitamento materno e os seus benefícios.

Mulher amamentando criança - Agosto Dourado

Mas existe realmente alguma relação entre a cor e o assunto?

A resposta é sim. As cores escolhidas para os meses nunca são colocadas ali por um acaso. Neste caso, a cor foi escolhida para representar o padrão de alta qualidade do leite, um padrão ouro.

O mês, também não à toa, abriga as atividades da Semana Mundial do Aleitamento Materno, desde 1992, do dia 1 ao dia 7.

Por isso o nome Agosto Dourado.

Os benefícios do leite humano

Mas de nada adiantaria explicarmos tudo isso se também não falássemos mais um pouquinho da relevância da campanha como um todo, não é mesmo? A preocupação com o tema não deve acontecer, logicamente, apenas durante trinta dias, mas sim o ano inteiro. O leite materno fortalece o vínculo entre bebê e mãe e faz total diferença na saúde e desenvolvimento de ambos.

Para as crianças, há um estímulo do crescimento das arcadas dentárias e proteção contra doenças alérgicas e infecciosas através de nutrientes com anticorpos essenciais. Para as mulheres, proteção contra o câncer de ovário e, ainda, contra o câncer de mama.

O aleitamento materno é recomendado de forma exclusiva pela Organização Mundial da Saúde até os seis meses da criança, extensivo até os dois anos ou mais. O ideal é que esse desmame seja feito da forma mais natural possível. 😌

Agora que você já sabe o porquê da programação de agosto ser de ouro, compartilhe esse post nos botões abaixo e ajude a divulgar a causa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *