Você sabia que as chuvas passageiras, também conhecidas como “chuvas de verão”, podem aumentar a proliferação do mosquito da dengue?
Pois é. Todo verão é a mesma coisa: muito calor e chuvas rápidas. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, que não é bobo, aproveita e se prolifera ainda mais, e as campanhas de combate a ele se intensificam em diversas cidades. Apesar disso, nem todo se conscientiza sobre o problema, que é real e ainda faz uma grande quantidade de vítimas nessa época do ano.
Cuidado redobrado
O motivo, além das altas temperaturas e clima úmido, se justifica também no armazenamento de água dentro de casa. Qualquer pequena quantidade de água pode se tornar um criadouro para o Aedes aegypti, que encontra nesses ambientes uma facilidade ainda maior em depositar e abrir os seus ovos. O cuidado deve ser redobrado!
Mais de duas bilhões de pessoas em áreas de risco
Segundo a Organização Mundial da Saúde, por ano, ocorrem de 50 a 100 milhões de infecções e cerca de 2,5 bilhões de pessoas vivem em áreas com risco de transmissão da doença.
Ocasionada pelo vírus da dengue, ela é transmitida pela picada de um mosquito portador e pode evoluir para um quadro grave se não tratada adequadamente. Seus principais sintomas envolvem febre alta, dores nas articulações, mal-estar, dor de cabeça, náuseas, vômito e fraqueza aguda.
As formas de prevenção
- Os reservatórios de água, quaisquer que sejam, devem ser mantidos sempre bem tampados e lavados ao menos uma vez por semana. Os lixos, da mesma forma, também bem tampados e fechados em sacos plásticos – não os jogue em terrenos abandonados!
- Garrafas usadas? Só de cabeça pra baixo ou tampadas. As calhas devem ser sempre limpas e qualquer índicio de água acumulada deve ser retirado. As vasilhas dos pets devem ser limpadas com água e sabão e a água deve ser trocada ao menos duas vezes ao dia.
- Nos jardins ou naquele cantinho de planta da sua casa, os pratinhos ou vasos devem ser enchidos com areia e lavados com água e sabão toda semana. Pneus apenas em algum lugar coberto e sem água, é claro. 😉
Parece óbvio, mas não custa reforçar. Ao sinal de qualquer sintoma da dengue, procure um médico imediatamente! 😉
Além da dengue, o verão também é conhecido pela frequência de outras doenças. Confira quais são e como evitá-las!